Saiba quais são as principais certidões necessárias na compra de imóveis

Publicado em 15/05/2020 por

Juntar toda a documentação necessária na compra de casas e apartamentos não é uma tarefa das mais simples. De fato, há vários tipos de certidão de imóveis que são exigidas dos compradores e que devem ser analisadas ao serem apresentadas. 

É preciso não somente estar atento a todas as exigências legais, como também ter os valores necessários para o pagamento das taxas referentes à emissão dos documentos.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos em detalhes quais os documentos necessários para as transações envolvendo a compra de imóveis. Mostramos as certidões específicas para os casos de compra. Confira na leitura!


Certidões necessárias ao comprador do imóvel


Da mesma forma como no caso do vendedor, o comprador do imóvel também precisa ter em mãos algumas certidões se quiser realizar a compra do imóvel com total segurança jurídica.

Essas certidões são tanto as relativas à vida pessoal do comprador, quanto as referentes ao imóvel que deseja comprar.

Nesse sentido, no ato da compra do imóvel, a parte interessada deve apresentar sua certidão de nascimento e documentos pessoais. Caso o comprador seja casado, deve também ter a certidão de casamento.

Por outro lado, em situações em que a parte interessada na compra for divorciada ou separada, é necessário que esta apresente a certidão de casamento devidamente acompanhada do termo de audiência ou a certidão de casamento averbada.

Certidão negativa do imóvel: tirando dúvidas sobre o imóvel a ser comprado

Sem dúvida, a certidão negativa do imóvel é a forma mais eficaz de se resguardar de fraudes e outros problemas na compra de um imóvel.

De fato, solicitar essa certidão em um cartório é fundamental para garantir que a compra seja feita com o máximo de transparência.

Isso por que esse documento é capaz de detectar possíveis irregularidades e pendências no imóvel de interesse, o que resguarda a parte interessada na compra de prejuízos e problemas com a justiça.

Por meio desse documento que pode ser obtido em um cartório online, é possível verificar, por exemplo, se o imóvel foi dado como garantia em solicitações de empréstimos em bancos ou se há interdições referentes ao mesmo.


Certidões para garantir mais segurança e tranquilidade para ambas as partes

Os vendedores devem apresentar também uma série de certidões. Além dos documentos pessoais dos vendedores, a certidão de estado civil é fundamental. Certidões federais, previdenciárias mais algumas certidões negativas são necessárias para que os compradores não fiquem preocupados em “comprar” um problema que os vendedores possam ter, que não seja necessariamente ligado ao imóvel, mas que possa se tornar impedimento à venda.

De fato, os diversos tipos de certidões de imóveis necessárias na compra e venda desses bens possibilitam uma negociação mais transparente, evitando que ambas as partes tenham problemas com a justiça ou sofram golpes e fraudes.

E você, caro leitor, conhece outra certidão que considere importante no processo de negociação de imóveis? Aproveite a leitura deste texto para esclarecer suas dúvidas e não hesite em buscar o trabalho de um corretor de imóveis qualificado nesta etapa tão importante.