A diferença entre o estilo clássico e o moderno na decoração

Publicado em 14/10/2020 por

Você conhece o estilo clássico? Com certeza já viu em algum lugar. Uma de suas características é o excesso de ornamentos, estampas e detalhes. É impossível encontrar um móvel clássico que não possua algum detalhe.

Em contrapartida, o estilo moderno abomina os ornamentos e as estampas. Linhas simples decoram todo o ambiente. Além disso, a luz é muito importante na decoração moderna.

Quer aprender um pouco mais sobre esses estilos? Daremos uma introdução a eles e depois faremos um embate.

Boa leitura!

O estilo clássico na decoração

O estilo clássico de decoração surgiu na antiguidade, lá com os Gregos e Romanos. Porém, mesmo sendo uma decoração bem velhinha, ela jamais saiu de moda. Aliás, quem escolhe esse tipo de decoração apresenta muito bom gosto.

Como era de se esperar, é claro que o estilo como um todo não ficou preservado ao longo dos anos. No entanto, o essencial está presente ainda hoje em estilos como clássico moderno e clássico contemporâneo. Essa foi uma maneira de preservar essa preciosidade.

É fácil identificar a decoração clássica: basta ver o quão rebuscado e detalhado são os móveis. Além disso, a arquitetura é caracterizada por cômodos amplos e com diversos detalhes.

Em geral, mármore e madeira são os materiais mais usados no estilo clássico. As mobílias tradicionais são feitas em cerejeira, mogno e assim por diante. Um detalhe importante é a tonalidade escura dos móveis.

A iluminação tem um papel importante na decoração clássica, onde a suavidade reina. Dessa forma, lâmpadas amarelas são suas melhores amigas — essas lâmpadas parecem velas. Use e abuse dos lustres nos cômodos de sua casa.

Temos um segredinho para compartilhar sobre o mobiliário: ele não precisa ser antigo de verdade, só precisa parecer antigo. Uma ótima dica é fazer uso de recamier em sua decoração.

As poltronas, tapetes e demais itens que compõe os cômodos devem possuir estampados elegantes. Aliás, a textura é uma marca forte do estilo clássico, assim como os ornamentos.

Livros, porcelanas, cristais, lustres e coisas do gênero são os que mais se destacam na decoração clássica.

Além disso, tenha cuidado com as cores: não use outras além do vinho, preto, verde-escuro, azul-marinho, dourado e prateado. Vale usar bege, rosa, branco e castanho. Explore as tonalidades e veja qual se enquadra mais com sua decoração.

Vamos ao estilo moderno.

A modernidade como estilo

O estilo moderno tem uma origem bastante intrigante: ele surgiu como resposta a ornamentação pesada do século XIX. A decoração moderna foi muito comum no século XX.

Embora a palavra “moderno” pode ter uma conotação futurista, isso não é verdade no que tange à decoração. Em resumo, o estilo moderno é bastante simples e prática. A frase “a forma segue a curva”, do arquiteto norte-americano Louis Sullivan, retrata bem esse estilo.

O estilo moderno traz a tecnologia como foco de sua decoração. Porém, nada de coisas extravagantes, OK? A simplicidade é um ponto chave desse estilo. Aliás, é fácil confundir a decoração moderna com o minimalismo. Uma diferença entre eles é o uso de várias cores na decoração moderna.

Uma ótima vantagem do estilo moderno é sua capacidade de se adaptar a todos os gostos. De fato, qualquer alteração causa um grande impacto nesse tipo de decoração. Portanto, use essa flexibilidade a seu favor.

O ideal é que a mobília seja simples e com linhas retas. Além disso, a cor madeira é perfeita para o estilo moderno, mas o negro também fica bom. Uma ótima combinação é usar madeira com aço inoxidável.

Outro detalhe importante diz respeito ao couro. Ele pode — e deve — ser utilizado, assim como o vidro. No entanto, evite ornamento demais. Aliás, deixe-os de lado quase por completo.

Algo que combina bastante com a decoração modernista são prateleiras e gavetas embutidas. Isso esconde os objetos e deixa o ambiente mais suave e limpo. Invista nesses itens para deixar sua casa mais elegante.

Tome cuidado: não podemos usar estampas no estilo moderno. Essa característica é muito presente em outras decorações, como o estilo clássico, mas não deve aparecer no moderno de forma alguma.

Por fim, aposte em uma boa iluminação.

Embate entre as decorações clássica e moderna

Em primeiro lugar, não existe decoração melhor ou pior que outra. Na verdade, o que importa é sua satisfação com a sua casa. Se você gosta de ornamentos, aplique o estilo clássico; se prefere a simplicidade, abuse do estilo moderno.

Como ficou claro ao longo das seções anteriores, os estilos moderno e clássico diferem em 3 aspectos importantes: ornamentos, iluminação e entalhes nos móveis. A decoração clássica carrega quase 2 mil anos de história em sua bagagem, enquanto a decoração moderna não passa de 100 anos de uso.

Use aquela que você se sentir melhor. Não se preocupe com aspectos técnicos ou com o que os outros vão pensar de sua decoração: deixe seu lar perfeito para você!